O FIM DA CIDADE DE PÉRGAMO
Os Árabes atacaram e danificaram a cidade. Em 1330, Pérgamo foi conquistada pelos Otomanos, que estabelecera, uma pequena cidade com mesquitas, bazares e banhos. A nova cidade era chamada Bergama e fica localizada na Turquia.
“Pérgamo” parece significar “casamento”. É uma Igreja mundana. Se considerarmos a analogia, pela qual se compara as sete igrejas da Ásia com os períodos da História da Igreja, Pérgamo representa a igreja mundana dos anos 313 a 600 d.C., quando começou a união do Estado com a Igreja.
Constantino se sentiu atraído pelo Cristianismo, tanto que aceitou a fé cristã e se declarou seu defensor e protetor. Logo após assumir o poder, emitiu um edito de tolerância ao Cristianismo e passou a favorecer financeiramente a Igreja Cristã. Ele também determinou que os templos a deuses pagãos agora pertenceriam também à Igreja. Aparentemente tudo bem. A perseguição cessa, mas é exatamente aqui que Satanás começa a contaminar a Igreja.
BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI |
Satanás sabia muito bem que se juntasse poder religioso com poder político, o resultado seria o controle das massas. Vimos isto na figura dos faraós do Egito, nos líderes da Babilônia, nos caldeus, etc. A Bíblia está repleta de povos que ficavam sob o controle do inimigo através da adoração a deuses pagãos, etc.
Por conta do favorecimento financeiro que Constantino fornecia à Igreja, os líderes locais passam a "agradar" ao imperador e, para mostrar paz e tolerância para com os povos que cultuavam deuses pagãos, começam também a introduzir costumes pagãos dentro da Igreja. Tudo para não perderem a ajuda financeira vinda do imperador.
CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON |
Com isto, a Igreja Cristã
passa a ser contaminada e perde sua autenticidade diante de Deus. Romanos e
gregos eram politeístas e cultuavam aos mesmos deuses. Somente com nomes gregos
ou romanos. Esta cultura politeísta, por causa do agrado ao imperador, começa a
invadir a Igreja, e passam a ser cultuados em forma de santos e anjos -
doutrinas não bíblicas. Introduzem-se então vários costumes pagãos na Igreja
neste período, entre eles:
Ano 300: Oração pelos
mortos
Ano 375: Adoração a
santos e anjos
Ano 431: Adoração a Maria
Ano 500: Os sacerdotes
passam a se vestir diferentemente do resto do povo
Ano 526: Extrema unção
Ano 595: Instituida a
doutrina do purgatório
Ano 600: Os cultos só podem ser realizados em latim.
Tais fatos históricos, baseados em documentos de pesquisa, revelam a estratégia de Satanás ao longo da história da Igreja, que sempre foi exterminar o Cristianismo - obviamente que ás não conseguiu tal intento.
Satanás uniu os poderes político e religioso mais uma vez e passa novamente a controlar as massas. Quando o Estado passou a controlar a Igreja, o evangelismo, a consagração a Deus, o fervor no Espírito sumiram. Estava estabelecida a contaminação. A Igreja então começa a enriquecer financeiramente e se tornar poderosa politicamente, e o povo da época acreditava que tal fato faria com que a Igreja seria melhor a cada dia.
No 8 º século d.C., os Árabes atacaram e danificaram a cidade, mas a sua Acrópole foi refortificada, alguns anos depois. Em 1330, Pérgamo foi conquistada pelos Otomanos, que estabelecera, uma pequena cidade com mesquitas, bazares e banhos. A nova cidade era chamada Bergama e fica localizada na Turquia.
CLICK AQUI PARA ADQUIRIR ESTE LIVRO |
Segundo a Wikipédia, Bergama é uma cidade e distrito na província de Esmirna na região do Egeu na Turquia. Conhecia pela sua produção de algodão, ouro e tapetes, a cidade foi, durante a antiguidade, o importante centro cultural greco-romano de Pérgamo cujas ruínas continuam a atrair consideráveis interesses turísticos até aos dias de hoje. Localiza-se num promontório, ao norte do rio Bakırçay, a 26 quilômetros do mar Egeu. Tem uma população de cerca de 55.000 habitantes. As ruínas da antiga Pérgamo situam-se ao norte e a oeste da cidade moderna.
A Pérgamo romana teria tido uma população estimada em 150.000 habitantes, no seu auge, durante o século I d.C..
A igreja cristã em Pérgamo deixou de existir a muito tempo. Hoje praticamente não existem cristãos residentes nessa cidade.
MAIS ESTUDOS SOBRE A IGREJA EM PÉRGAMO:
1. O INICIO DA IGREJA EM PÉRGAMO
2. A IGREJA CASADA COM O MUNDO
3. QUEM ERA ANTIPAS DE PÉRGAMO
4. BALAÃO O PROFETA DO ENGANO
5. AS LUTAS DOS CRISTÃO DE PÉRGAMO
6. O PECADO DA IGREJA EM PÉRGAMO
7. CONSELHOS E RECOMPENSAS PARA PÉRGAMO
Comentários
Postar um comentário
Ola! Deixe seu comentário ou sugestão e responderei assim que puder.