CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS - Estudo nº 01
CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS
Estudo nº 01 - Antonio Lourenço
O soldado romano Saulo indo para a cidade de Damasco com a missão de perseguir, prender e matar os cristãos daquela cidade, teve uma visão sobrenatural de Cristo, (At.1.1-18). Na visão dele, o implacável perseguidor dos cristãos, viu o próprio Jesus que lhe convocou para uma missão totalmente contrária à que ele tinha recebido de Jerusalém. Saulo, o soldado dos fariseus, caído por terra, é chamado para ser um apostolado pelo próprio Jesus Cristo. Saulo, o “soldado do sinédrio”, nunca tinha visto a Jesus pessoalmente, e era um perseguidor implacável dos cristãos, porém Jesus o confrontou em uma visão perto da cidade de Damasco. Saulo passaria de perseguidor a perseguido.
Agora, Paulo, “o velho”, está em Roma, confinado em uma prisão domiciliar, sempre vigiado por, pelo menos, dois soldados romanos. Ele não desiste de anunciar o poderoso evangelho de Cristo; o evangelho que liberta os encarcerados da prisão, que cura os enfermos e traz descanso a alma cansada.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.” - Mt. 11.28,29.
Esta é uma breve reflexão sobre um tema bíblico que é muito importante para as pessoas que estão à procura de paz na alma, de alegria e segurança para si mesma e para seu lar, e,…porque não incluir também, o seu próprio futuro.
CLICK AQUI E BAIXE O LIVRO NA AMAZON |
Neste texto, buscaremos mais conhecimentos através de um escrito milenar muito importante, que nunca perdeu o seu teor de sabedoria; estamos falando da carta de Paulo aos efésios. Iremos a partir de agora estudar a carta de Paulo para a igreja que está em Éfeso.
Anotações na Bíblia de Estudo Aplicação pessoal edição 1995 diz que: “Esta carta não foi escrita para enfrentar qualquer heresia ou problema nas igrejas. Foi enviada pelas mãos de Tíquico para fortalecer e encorajar as igrejas daquela região. Paulo havia passado três anos na igreja de Éfeso, portanto era muito amigo de seus membros. Ele encontrou-se com seus anciões da igreja em Éfeso em Mileto (At 20.1-38), foi um encontro permeado de grande tristeza. É que Paulo acreditava em visitar seus companheiros talvez pela última vez. Como não existem referências específicas a pessoas ou problemas nessa igreja e pelo fato de as palavras em Éfeso (1.1) não estarem presentes nos manuscritos mais antigos, é possível que Paulo tivesse a intenção de enviar uma carta circular para ser lida em todas as igrejas daquela região.”
O remetente desta carta é o apóstolo Paulo e está destinada à igreja de Cristo edificada na cidade de Éfeso. Mas se você prestar atenção, vai perceber que o objetivo do autor não é exclusivo para esta comunidade cristã, mas sim para todas as igrejas espalhadas no mundo inteiro. É interessante observar que esta carta não foi escrita somente para a época apostólica, mas também para os dias de hoje, e inclui todos os cristãos de todos os tempos espalhados pelo mundo inteiro.
O soldado romano Saulo, em uma visão no caminho para Damasco, (At.1.1-18), foi chamado para ser um anunciante do evangelho pelo próprio Jesus Cristo. Saulo, o “soldado do sinédrio”, nunca tinha visto a Jesus pessoalmente, e era um perseguidor implacável dos cristãos, porém Jesus o confrontou em uma visão perto da cidade de Damasco.
CLICK AQUI PARA ADQUIRIR ESTE LIVRO |
A partir de então, esse homem passou de perseguidor a perseguido; de Saulo para Paulo; de herege para discípulo do Senhor. A missão que Jesus deu a Paulo, era alcançar todos os gentios espalhados pelo mundo gentílico.
Foi por volta do ano 60 d. C., que esta carta foi escrita, Paulo estava encarcerado na cidade de Roma à espera de seu julgamento pelo imperador romano Nero Cláudio César Augusto Germânico que governou de 13 de outubro de 54 até a sua morte, a 9 de junho de 68. Ele foi o último imperador da dinastia júlio-claudiana.
BAIXE O E-BOOK NA AMAZON CLICANDO AQUI |
Paulo o apóstolo dos gentios havia sido acusado de subversivo da Lei e profanador do Templo pelos judeus, alguns anos atrás, quando da sua última visita a Jerusalém, (At 21.15-40). Esta carta chegou aos cristãos de Éfeso pelas mãos de Tito, um amigo e companheiro de Paulo. O propósito desta carta era fortalecer a fé dos cristãos de Éfeso, e explicar a natureza e o propósito da igreja - o corpo de Cristo.
Por: Antonio Lourenço
CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS - Lição 01
APOCALIPSE E A IGREJA DE PÉRGAMO
APOCALIPSE E A IGREJA DE ESMIRNA
Comentários
Postar um comentário
Ola! Deixe seu comentário ou sugestão e responderei assim que puder.